O vereador eleito por Ouro Preto do Oeste, Rondon Ferreira Resende o popular Ferreirinha, recebeu o seu diploma em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (06/12), no Plenário da Câmara municipal, das mãos do juiz de Direito e titular da 13ª zona eleitoral, Dr.João Valério Silva Neto. O evento que entrega os diplomas de prefeito, vice-prefeito e vereadores, marca o encerramento do processo eleitoral. Tudo começa quando o interessado em concorrer a uma vaga faz o registro de sua candidatura, em seguida vem a eleição em si e o final é a entrega da declaração para tomar posse que ocorre no dia primeiro de janeiro de 2025.
Eleito no último pleito eleitoral do dia 06 de outubro passado o vereador agora diplomado Ferreirinha ao receber a outorga das mãos do juiz eleitoral Dr. João Valério, disse que a responsabilidade aumenta, mas que o mesmo está preparado para exercer o cargo que lhe foi confiado através dos sufrágios colocados nas urnas eletrônicas e ser um legitimo representante do povo ouro-pretense. “Irei exercer o cargo de vereador desempenhando o verdadeiro papel de um legislador municipal, tendo respeito com os munícipes e zelo com a coisa pública. Ser escolhido através do voto popular como vereador da minha amada Ouro Preto do Oeste é uma responsabilidade no qual estou preparado para enfrentar os desafios que o cargo impõe e sabendo disso irei honrar cada um dos votos que lhe foram confiado a minha pessoa”, pontuou o vereador diplomado Ferreirinha que estava acompanhado da sua mãe a pioneira de Ouro Preto do Oeste, Luzia Resende.
Informações do diploma
De acordo com o artigo 215 do Código Eleitoral, no diploma deve constar o nome da pessoa eleita, a indicação da legenda pela qual concorreu, o cargo para o qual se elegeu ou a sua classificação como suplente e, facultativamente, outros dados a critério do juízo ou do tribunal eleitoral.
O que é a diplomação?
A diplomação é o ato de entrega dos diplomas devidamente assinados às pessoas eleitas e aos suplentes. Isso só ocorre após a totalização dos votos e a verificação das pessoas eleitas e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.
A partir da diplomação, a candidata e o candidato eleitos passam a estar aptos a tomar posse no cargo de prefeito, vice-prefeito ou vereador para o qual foram eleitos. A diplomação dos eleitos será feita também pelas juntas eleitorais de cada cidade.
No caso das eleições presidenciais, a assinatura do diploma e a diplomação são feitas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já o respectivo tribunal regional eleitoral (TRE) promove a assinatura dos diplomas e realiza a diplomação dos cargos de governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital (DF).
Fonte: Alexandre Araujo/www.ouropretoonline.com