Uma boa escola – por Prof. Polini

0

educacao-2-e1347007942799Ilustres leitores compartilharemos um assunto de exímia importância para nós educadores e para vocês sociedade. Vamos focar em uma temática primordial que é a ESCOLARIZAÇÃO. Lembre-se, educar é dever familiar, escolarizar é um direito garantido nos artigos 6° e 205º da constituição federal, sendo assim temos que oferecer sim uma boa escola, para que você pai/responsável sinta-se seguro e tenha a credibilidade em saber que vosso filho estará de fato em sua segunda casa conforme citamos periodicamente.

Nesta boa escola deverá ser oferecida incondicionalmente a possibilidade de aquisição de conhecimento aos estudantes, em um lugar onde eles se sintam bem e, por isso, tenha mais disposição para aprender, fazer amigos e explorar a diversidade de experiências que estarão à sua disposição.

Uma instituição educacional que proporcione este contexto às nossas crianças e aos jovens e adolescentes lembrando que nesta escola será um bom lugar para eles. Por isso a qualidade do ensino oferecido será fundamental. Citarei as sábias palavras do professor Dr. Francisco Fialho, da Universidade Federal de Santa Catarina, que onde existe uma boa escola existirá sempre os “professores entusiasmados, e os alunos/estudantes encantados”.

A boa escola também deve ter  uma comunidade participativa, democrática com pais/responsáveis, com os professores, funcionários e seus colegiados fortalecidos democraticamente deliberando e decidindo coletivamente as decisões que tenham objetivos claros e transparentes.

Possuir um bom programa, que desperte o interesse, curiosidade e motivação dos estudantes, que possam acrescentar um resultado bastante significativo. Utilizar-se da tecnologia como ciência, destaco os parabéns ao governador Confúcio Moura e a nossa Secretária de Estado da Educação Mestra Fátima Gavioli que estão contemplando a educação rondoniense com aparelhos tecnológicos que serão fundamentais para enriquecer ainda mais as aulas ministradas por nossos docentes pois o uso das ferramentas tecnológicas desperta em nossos estudantes um desafio motivador. Isso porque nossos educandos têm a mente aberta para agregar o novo com mais facilidade do que os adultos.
Os Profissionais devem estar em constantes formações continuadas e isso também vem sendo ofertado pela SEDUC estas formações para os profissionais docentes, tem como objetivo promover serviços aos educadores, é o espaço de reflexão simultânea entre o que estou fazendo e como posso fazer esta mesma ação de uma forma melhor. A formação continuada é um ambiente onde os saberes e práticas vão sendo ressignificados, recontextualizados, e constituir-se um espaço de produção de novos conhecimentos, de troca de diferentes saberes, de repensar e refazer a prática do professor, da construção de novas competências docente.

 

 Gestores, vamos incentivar todos os nossos servidores a serem diferentes, a tentar, a ousar, a fazer. Assim construiremos de fato UMA BOA ESCOLA.

Forte abraço do Prof. POLINI
Professor Polini

comente

COMPARTILHAR