Seminário Regional debate Base Nacional Comum Curricular em Ouro Preto do Oeste

0

Aconteceu na última sexta-feira (20) no município de Ouro Preto do Oeste o Seminário Regional da Base Nacional Comum Curricular organizado pela Secretaria Estadual de Educação – Seduc. A discussão e análise da segunda versão da BNCC, foi realizada no Teatro Municipal e na Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino com grupos de professores, coordenadores pedagógicos, diretores, estudantes, pais dentre outros profissionais da educação de Ouro Preto do Oeste e jurisdição.

O evento teve a organização da Coordenadoria Regional de Educação – CRE tendo a frente a pedagoga Marivone Resende Araujo e apoio da Secretaria Executiva Regional de Governo pólo IV, tendo como titular Maria Araujo de Oliveira. Durante o Seminário foram analisadas as temáticas disciplinares, por meio de debates entre os Grupos de Trabalho dos Componentes Curriculares, coordenado pelos técnicos disciplinares e coordenadores pedagógicos do CRE.

Marivone Resende explicou que a Base Nacional Comum Curricular é o documento que está sendo elaborado com a finalidade de definir os conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. Marivone disse que a iniciativa é do Ministério da Educação – MEC, a qual foi assumida pela Secretaria Estadual de Educação e a titular da pasta Fátima Gaviolli priorizando o tema com foco na qualidade do ensino. “Esta será mais uma ferramenta para orientar a construção do currículo das escolas de Educação Básica do país, públicas ou particulares, mostrando quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados em cada Área do Conhecimento: Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza e Humanas”, asseverou a coordenadora.

A secretaria municipal de Educação do município de Ji–Paraná, Leiva Custodio proferiu uma palestra motivacional na abertura dos trabalhos no Teatro Municipal.

A estrutura do documento final com as propostas consolidadas do Seminário será enviado ao Seminário Estadual, com a participação de professores delegados tirados por Componente Curricular nos Seminário Regional e farão parte dos Grupos de Trabalho no Seminário Estadual que acontecerá nos dias 07 e 08 de junho em Porto Velho.

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC: A Base Nacional Comum é um documento constituído pelos conhecimentos considerados fundamentais, aos quais todo estudante brasileiro deve ter acesso para que seus direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento sejam assegurados. Esses conhecimentos devem constituir a base comum do currículo de todas as escolas, embora não sejam a totalidade.

A BNCC está organizada por áreas, já previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e utilizadas no Exame Nacional do Ensino Médio, cada área de conhecimento apresenta Componentes Curriculares que as constituem em cada etapa da Educação Básica, e os Objetivos de Aprendizagem (OA) relacionados a esses componentes. A definição dos OA se faz, portanto, pela articulação entre a singularidade das áreas de conhecimento e de seus componentes e as especificidades dos estudantes ao longo da Educação Básica, distribuídas em quatro (quatro) áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Cada área abrange os seguintes componentes curriculares: Linguagens: EF e EM: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte, Educação Física; Matemática: EF e EM: Matemática; Ciências da Natureza: EF: Ciências e EM: Biologia, Química, Física; Ciências Humanas: EF: Ensino Religioso, História, Geografia e EM: História, Geografia, Sociologia, Filosofia.

Fonte: Alexandre Araújo/ouropretoonline.com

EDUCAÇÃO5 EDUCAÇÃO4(1)

comente