Nova União realizou semana da cidadania nas escolas municipais

0

A Prefeitura de Nova União, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (Semecet), realizou entre os dias 09 a 13 de maio, a Semana da Cidadania, ciclo de palestras que compõem o Projeto Cidadania e Valores. A ação foi desenvolvida nas Escolas Municipais Antônio Carlos, Manoel Francisco de Oliveira, Marcos Adriano Issler e Paulo Freire, abrangendo as áreas de conhecimento Língua Portuguesa História e Geografia; Artes, Ciências, Matemática e Educação Física. Serão abordados os temas Direitos e deveres; Bullying, Preservação do patrimônio público, Preservação do meio ambiente Água, Drogas e Família.

IMG_3732-660x330

Resumindo, a iniciativa visa à formação de cidadãos melhores. Diante da crise ética, moral, social e política que assola o país, esta ação é desencadeada no momento oportuno. De acordo com o Projeto o objetivo geral é “proporcionar ao aluno condições para que ele se conscientize da necessidade de respeito entre todos através do reconhecimento, da aplicação dos direitos e deveres de cada um, formando valores éticos e morais para o exercício da cidadania, e cumprindo assim com o papel da escola, favorecer uma aprendizagem realmente significativa na formação de seres humanos”.

As palestras enfatizaram a importância de colaboração, convivência, respeito, responsabilidade, preservação do meio ambiente e patrimônios públicos, respeito ao (a) companheiro (a), compartilhar, aceitar derrotas, lidar com hierarquias, participando diretamente da formação dos cidadãos, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida. A escola é o espaço que favorece as relações humanas, permitindo resgatar nos alunos esses valores.

Os trabalhos foram realizados por meio de textos informativos, literários, produções de textos, questionamento oral e escrito e apresentação dos trabalhos desenvolvidos.

edinaldo.Still008-660x330

Maria Irene Delbone Haddad, coordenadora local do Pacto Nacional Pela Educação na Idade Certa e a secretária Municipal de Educação, Adriana Delbone Haddad ofereceram todo o apoio necessário para a realização deste evento com duração de uma semana (Foto de Arquivo)

Avaliação – Ao final do projeto, usando os conhecimentos adquiridos, cada aluno criará uma redação abordando o tema que mais lhe chamou a atenção. A correção das redações será feita em conjunto por alunos e professores, com divulgação das melhores. Em questionário, os alunos responderão quais os pontos considerados relevantes, abordados pelo projeto.

Nota: este foi o time de palestrantes: Da Emater, José Vagner de Oliveira e Junior Matos; Jucilan A. Ribeiro, Maria Helena Evangelista de Souza , Osmar (Comandante), Pastor Lázaro Augusto, da UBS, Enfermeira Laodicéia Gonçalves dos Santos; representante do CRAS, Matilde de Oliveira Araújo Lima, Representante Setor Educação; Sérgio Batista, do DETRAN, Gilson Albino Neiva, Sargento Ronielli Chagas e Capitão Costa. 

Texto: Anfrízio Santana

comente

COMPARTILHAR