Justiça: Semana Nacional de Conciliação, de 21 a 25 de Novembro

0

imagem-semana-nacional-da-conciliacaoA Semana Nacional de Conciliação, promovida anualmente pela Corregedoria-Geral de Justiça, com a finalidade de conciliar o maior número possível de processos, por meio de acordo entre as partes envolvidas, acontecerá no período de 21 a 25 de novembro, em todo o Estado de Rondônia.

A Campanha, implementada pelo CNJ em 2010, incentiva a solução consensual de conflitos, envolvendo todos os tribunais brasileiros. O acordo é um meio prático para se resolver questões que, por vias normais, pode demorar mais que o esperado, sem contar que, a solução pacífica das controvérsias pelas próprias partes é mais democrático e mostra-se mais benéfico para elas.

Na fase preparatória da Semana Nacional da Conciliação, os magistrados fazem uma triagem para escolher os processos passíveis de acordo, dando preferência aos mais antigos. Na comarca de Ouro Preto do Oeste a coordenação está a cargo do Magistrado Glauco Antônio Alves, diretor do Fórum. Todo cidadão que desejar conciliar durante o mutirão, deve procurar o Juízo em que seu processo está tramitando com a antecedência necessária para que a coordenação possa submetê-lo à audiência.

semana-da-conciliacao

Segundo o Corregedor-geral de justiça, desembargador Hiram Souza Marques, diante dos resultados obtidos em edições anteriores, a conscientização da cultura pela conciliação tem sido gradativamente ampliada e difundida, contribuindo, sobremaneira para fortalecer a cultura do diálogo.

 

Assessoria de Comunicação Institucional

comente

COMPARTILHAR