Jogos dos Povos Indígenas devem acontecer ainda neste ano em Rondônia

0

Durante encontro com o vereador Arão, integrante da comunidade indígena aldeia Laje Novo, em Guajará-Mirim, o superintendente estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Rodnei Paes, afirmou que a primeira edição dos Jogos dos Povos Indígenas deve acontecer pela primeira vez em Rondônia ainda este ano, com a proposta de promover a integração das diferentes tribos, assim como, o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.

A competição, a exemplo da edição nacional, será composta por esportes indígenas, que se dividem em jogos tradicionais, em caráter de demonstração; e jogos nativos, de integração, além de atividades culturais. As eliminatórias serão realizadas nos municípios, selecionando as comunidades indígenas para a etapa final do evento.

“Estamos vindo para apresentar a nossa cultura e mostrar que somos bons nos esportes, inclusive no esporte não indígena. Somente em Guajará há 34 aldeias, e a comunidade adora futebol”, afirmou Arão.

De acordo com Rodnei Paes, alguns pontos já começaram a ser definidos para a realização dos jogos. “O governo vai realizar um levantamento do quantitativo de tribos em todo o estado para que assim todas possam participar. A ideia é darmos início ainda neste ano e tornarmos a competição anual, melhorando a cada ano. O importante não é competir e, sim, celebrar e promover a cultura e integração das diferentes tribos”, disse o titular da Sejucel.

Por: SECOM

comente

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.