Governador de Rondônia diz “Não” e frusta sonhos de pequenos inventores ouropretenses

0

Triturador-de-Para-Brisa4Os pequenos gênios inventores, Francis Nepomuceno Souza Junior, de 13 anos, Ester Icidici Leal Furtado e Maurilio da Silva Lenk Junior, de 12 anos, do 7º e 8º ano, alunos da Escola Estadual 28 de Novembro na cidade de Ouro Preto do Oeste, que inventaram e construíram o protótipo do “Robô Triturador de Para-brisa”, tiveram seus sonhos frustrados quando souberam que o Governo de Rondônia não custeará suas despesas, para representar o estado de Rondônia na MILSET BRASIL 2016 (Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico) em Fortaleza/CE.

Infelizmente a escola Estadual 28 de Novembro não recebeu nenhum documento ou ligação avisando que não seriam custeadas as despesas dos alunos, desconfiadas pela demora e com a data da confirmação se aproximando, resolveram ligar para a coordenação da FEROCIT (Feira de Rondônia de Científica de Inovação e Tecnologia), para se ter alguma notícia.

O que ouviram não foi nada animador, usaram como alegação, que a SEDUC (Secretaria de Estado de Educação) não tem prevista e nem disponíveis as passagens e os gastos durante viagem, e que este evento não estava dentro do plano PPA (Plano Plurianual do estado de Rondônia).

Além de que a vaga de participação para o evento em Fortaleza/CE, só foi concedida pela coordenadora da MILSET em dezembro de 2015, “durante a Feira de Rondônia de Científica de Inovação e Tecnologia (FEROCIT) em Porto Velho”, e o PPA já havia sido entregue pela SEDUC em setembro, sem a previsão destes gastos.

camara_reuniao_inventoresEsta resposta intrigou a muitos, já que a FEROCIT havia sido criada em outubro de 2014, porque ainda não tinha sido incluída nas previsões de despesas do PPA de 2015, sendo que o evento já estava inserido e fazendo parte da programática anual das escolas?

Agora, professores e alunos correm contra o tempo para ver se conseguem até o dia 27/04 juntar o montante de 10 mil reais, para confirmar a participação da equipe que é formada por 3 alunos e a professora Maria das Graças Lopes, coordenadora do projeto.

Este valor será usado para pagamento de passagens, estadias e alimentação por quatro dias, para os quatro
integrantes da equipe.

Nesta segunda-feira (18) após a sessão da Câmara, a coordenadora do projeto juntamente com uma professora e alunos, se reuniram com os vereadores que permaneceram: Edis Farias do SDD, Peragibe Felix Junior, Gilvane Fernandes e Ivone Vicentin do PMDB e Cleide Almeida do PDT, todos prometeram se juntar as professoras e aos alunos, marcar uma reunião com o prefeito Alex Testoni, e juntos, estudar uma forma legal, para não deixar que os sonhos destes pequenos gênios terminem de forma frustrante.

A professora Maria das Graças Lopes, convida empresários e comerciantes para que conheçam melhor o projeto, e quem sabe, investir, “hoje é apenas um sonho, mas em pouco tempo pode se tornar realidade e vir a ser muito rentável para o investidor”.

Fonte: Wellington Gomes / Esporteenoticia.com

comente

COMPARTILHAR