Enem 2016 – inscrições encerram nesta sexta-feira (20)

0

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio se encerram hoje 20 de maio, já são mais de 6 milhões de inscritos para as provas que serão nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, sábado, o candidato terá 4 horas e 30 minutos para responder questões de ciências humanas e de ciências da natureza. No domingo, ele terá 5 horas e 30 minutos para as perguntas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação.

O processo de escolha por uma profissão não é pontual; há um percurso a ser percorrido pelos jovens, envolvendo reflexão e, consequentemente, conscientização sobre as suas características de personalidade, suas habilidades, competências e ainda seus reais interesses. Este caminhar demanda tempo e amadurecimento. Tal escolha diz respeito ao seu modo de ser, a seus talentos e habilidades desenvolvidas ao longo de sua vida e do processo de escolarização. Além, obviamente, da influência do meio social: em especial, pais e familiares.

Neste sentido, discorrendo sobre o Enem poderemos auxiliá-los a terem consciência dos desafios que irão enfrentar ao final do Ensino Médio. O Enem, foi implantado em 1998 tive a satisfação em realiza-lo no noroeste do estado do Paraná, com o objetivo de avaliar o desempenho de nós estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade. Porém, a partir de 2009 passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Foram implementadas mudanças no Exame que contribuem para a democratização das oportunidades de acesso às vagas oferecidas por Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), para a mobilidade acadêmica e para induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio. Respeitando a autonomia das universidades, a utilização dos resultados do Enem para acesso ao ensino superior pode ocorrer como fase única de seleção ou combinado com seus processos seletivos próprios.

enem-2016-inscrição-1-600x299O Enem também é utilizado para o acesso a programas oferecidos pelo Governo Federal, tais como o Programa Universidade para Todos – ProUni . Discorrer sobre este exame no início do ano para os estudantes do Ensino Médio é importante para que, ainda adolescentes, compreendam a relevância desse tipo de avaliação e saibam da concorrência que enfrentarão por uma vaga em uma universidade conceituada. Ter um bom resultado no Enem significa poder escolher as melhores universidades do país para estudar e, consequentemente, concorrer aos melhores benefícios profissionais como a futura empregabilidade e a construção de uma carreira.

Mesmo assim, com a divulgação dos resultados e do ranking das escolas, alguns adolescentes parecem entender que participar do Enem somente interessa à escola, o que não é verdade. Isso ocorre porque os adolescentes, uma grande parcela, ainda não conseguem entender a dimensão do que este instrumento os auxiliaria. Para muitos, a entrada no mercado de trabalho ainda está muito distante e a vida adulta, que pressupõe a capacidade de arcar com responsabilidades, é percebida como desestimulante.

Assim, devemos sim incentivar a participação dos nossos estudantes no Enem, e que eles analisem como uma mega oportunidade deles virem a estudar em universidades conceituadas, reconhecidas e principalmente a garantir um futuro mais tranquilo.

Boa sorte, forte abraço!!!     Prof. Polini

comente

COMPARTILHAR