Dia Mundial da Água – por Prof. Polini

0

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Esta data é destinada para que possamos discutir, repensar e colocarmos em prática os diversos temas relacionadas a esta riqueza natural. Destaco que não apenas neste dia, mas também nos outros dias do ano, que precisamos tomar atitudes colaborando para a preservação e economia desta riqueza que está se tornando limitada. Sugestões não faltam ilustres leitores tais como:  não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças, calçadas, carros etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de nascentes e principalmente compartilhar ideias ecológicas/sustentáveis em nossas escolas com os estudantes e com outras pessoas.

Composta por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), formando a molécula de H2O, a água é a principal substância para a manutenção da vida de todas as espécies. Ela corresponde a aproximadamente 70% da superfície terrestre, podendo ser encontrada em três estados físicos: sólido (geleiras), líquido (oceanos e rios) e gasoso (vapor d’água).

Apesar da abundância de água no planeta Terra, é importante ressaltar que esse recurso natural deve ter seu uso racionalizado, visto que sua quantidade e qualidade estão sendo afetadas drasticamente em virtude das ações humanas, sobretudo pelas atividades industriais, expansão urbana, agricultura, mineração, etc. Esse cenário é responsável pela poluição hídrica (poluição das águas), atingindo as águas superficiais e o lençol freático, fato que desencadeia a morte da fauna aquática e gera transtornos para todos nós.

Contudo, as fábricas e as indústrias não são as únicas responsáveis pela redução da disponibilidade de água potável, pois nós seres humanos, através do desperdício, também contribuímos com esse processo.  Precisamos urgentemente adotar sim mudança de hábitos para preservar o nosso bem mais valioso do planeta.

Não se esqueça que existe limite de água potável,  e que esse recurso é fundamental para a manutenção e desenvolvimento de nossas vidas. Sendo assim, vamos juntos lutar pela preservação da quantidade e qualidade da água, mudando nossos hábitos, exigindo políticas de saneamento ambiental dos governantes, optando por produtos biodegradáveis, entre outros aspectos que possam contribuir para proporcionar água de boa qualidade para a nossa e principalmente para as futuras gerações.

Lembre-se que água é vida. Vamos usar com inteligência para que ela nunca falte.

1912283_342091532617994_3311865077068791108_n_14_03_2016_10_51

comente

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.