Detran apresenta projeto de mini escola de trânsito em sessão solene na Câmara de Ouro Preto

0

Em uma sessão bastante concorrida o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia – Detran – RO, apresentou na noite desta segunda – feira (29) na Câmara municipal de Ouro Preto do Oeste, o projeto da construção de uma pista de teste veicular e mini escola de trânsito. No ato se fizeram presentes o diretor – geral do Detran/RO, José de Albuquerque Cavalcante e o corpo técnico do órgão, deputado estadual Marcelino Tenório, a vice – prefeita do município Joselita Araujo, Dra. Veralice Gonçalves, representando a Secretaria Executiva Regional de Governo pólo IV e demais autoridades e lideranças políticas e comunitárias.

A pista de exames de prática de direção ocupará uma área de 21.000 m² de terreno localizado no bairro Novo Estado ao lado do loteamento Park Amazonas, foi doada pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio da Lei 2.167, de 01 de dezembro de 2015, com o prazo de 02 anos para o Detran construir uma pista de direção veicular, uma pista infantil para educação de trânsito e ainda uma área administrativa.

O Diretor Técnico de Habilitação e Medicina do Trânsito, Acássio Figueira disse que o projeto beneficiará tanto os futuros condutores que terão um local seguro para realização de seus testes, como os estudantes que poderão ter aulas práticas de educação de trânsito. Acássio Figueira, lembrou que este projeto além de objetivar a educação e segurança dos condutores também funcionará como meio de promover a cidadania para crianças e adolescentes que aprenderão desde cedo a respeitar as leis e o transito. É educando que conseguimos atingir nosso objetivo, que é mudar o comportamento no trânsito, respeitando a legislação e as normas.

Enxergamos esse grande potencial nas crianças, que a partir do conhecimento passam a fiscalizar as ações dos pais. A intenção da mini cidade do trânsito é promover uma ação social e a partir do que as crianças aprendem, vemos um reflexo nos adultos. Elas saem como fiscais mirins, exercendo de forma consciente o seu papel de cidadão inserido no trânsito, seja como pedestre, ciclista ou futuro motorista”, pontuou.

O diretor – geral do órgão estadual de trânsito José de Albuquerque Cavalcante, ao fazer uso da palavra na Tribuna disse que a construção deste centro de treinamento representa uma conquista para o município e agradeceu ao apoio do prefeito Alex Testoni e a Câmara municipal por ter acreditado neste projeto que será piloto no Estado de Rondônia e que terá um investimento somente com a parte física na ordem de R$ 2 milhões de reais. Albuquerque explicou que as atividades na mini cidade de trânsito visam estimular as crianças a adotarem comportamentos e atitudes responsáveis e cívicas em relação ao trânsito, tanto do ponto de vista do motorista quanto do passageiro, do pedestre, do ciclista.

Também inicia os participantes no conhecimento da sinalização viária e ressalta a importância das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade das pessoas. Além disso, informa e conscientiza sobre as relações entre transporte particular, coletivo e meio ambiente, abordando temas como emissão de gases poluentes, poluição sonora entre outros. O projeto agora irá para a fase de licitação e era que seguir todos os trâmites legais, mas a expectativa é que a construção inicie em um breve período já que os recursos financeiros estão assegurados.

Fonte: Assessoria

comente

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.