Concurso Leiteiro da 14ª Expo Show Norte reúne criadores de quatro municípios

0

O Concurso Leiteiro regional da 14ª Expo Show Norte de Ouro Preto do Oeste promovido pela Emater/RO com a Seagri/RO, em parceria com a diretoria da Expo Show Norte e o apoio de patrocinadores da iniciativa privada, teve início na última terça-feira (14) com a participação de criadores nas categorias vaca e novilha Aberta, e Agricultura Familiar.

Às 10 horas, foi realizada a secagem oficial dos animais, e às 14 horas foi registrada a primeira ordenha valendo pela competição. Este ano, são realizadas três ordenhas por dia: 6hs, 14hs e 22hs.

Até dois anos, no concurso a Emater os competidores realizavam duas ordenhas por dia, mas com a evolução do rebanho leiteiro da Região Central e o aumento da produtividade dos animais, a partir de 2017 foram adotadas três ordenhas diárias.

Segundo explicação da zootecnista Lilian Barbosa e do veterinário Vinicius Cruz, lotados no escritório da Emater em Ouro Preto do Oeste, o incremento de rebanho genético foi crescente nos últimos anos, e somado com a boa nutrição e a sanidade animal os animais podem alcançar o máximo de sua expressão genética.

O concurso leiteiro da 14ª Expo Show Norte conta com a participação de criadores de quatro municípios, e nesta edição a competição de produtividade entre os criadores de gado de leite tem representante de Alvorada do Oeste.

No evento não há recurso público envolvido, e a premiação aos vencedores será entregue na sexta-feira. O concurso leiteiro recebe o apoio da Associação dos Produtores Rurais do Município de (Asprumop), da Casa da Lavoura, Hágil Terapêutica, Laticínios Segredo de Minas, Laticínios Vitalli de Teixeirópolis, e Laticínio Ouro Verde de Mirante da Serra.

Em 2017, a novilha “Malu” do produtor Amélio Fazolo, de Vale do Paraíso, foi a campeã na categoria Agricultura Familiar com média diária de 49.965 kg de leite; a vaca “Diana” do produtor Edenilson Bueno venceu com a média diária de 55.170 kg.

Na categoria aberta, a vaca Floresta da produtora Lucide Bernardina Rigoni, de Theobroma, ganhou o concurso com média diária de 47.917 kg de leite.

fonte: assessoria

comente