Cirurgia de implante de marca-passo definitiva é realizada em Ji-Paraná

0

Pela primeira vez uma cirurgia de implante de marca-passo definitivo foi realizada em Ji-Paraná (RO), cidade a cerca de 370 quilômetros da capital Porto Velho. A cirurgia foi realizada em um hospital particular e em uma aposentada de 86 anos. A ação aconteceu no início da semana. O procedimento foi bem sucedido e a aposentada já recebeu alta de volta para casa.

Há dias internada em uma Unidade de Terapia Intesiva (UTI) em Porto Velho, dona Jesuína Cardoso corria sérios riscos de morte. A aposentada que é moradora do município de Urupá, precisava de uma cirurgia, mas não conseguiu realizar na capital e precisou volta para o interior do estado.

Com uma equipe médica especializada em hemodinâmica, ramo que estuda o fluxo, a pressão e velocidade do sangue, a cirurgia aconteceu. Para o cardiologista, Eder Voltoni, foi uma grande conquista para o interior do estado, pois assim, os pacientes não precisam ir longe para conseguir realizar o procedimento e indica um pontapé inicial para a medicina.

Segundo Voltoni, não é um procedimento difícil e desconhecido de ser realizado, mas a falta de estrutura adequada e profissionais capacitados não permitia. “São passos que nós vamos dando. E Ji-Paraná vai se tornar uma referência na cardiologia e neurologia intervencionista”, acredita o médico.

Com um coração sadio, Jesuína já pode voltar para casa. “Eu estou me sentindo muito bem, graças a Deus. Como um fôlego muito bom, pois antes eu não tinha fôlego. E sem falar da alegria no coração”, comemora a aposentada.

Fonte: G1 RO

comente

COMPARTILHAR