Ciclistas de Rondônia participam da Copa Norte Nordeste em Roraima

0
Alaerte Kottiwtis, representante de Rondônia na Copa Norte Nordeste, categoria master B (Foto: Alaerte Kottiwtis/ arquivo pessoal )

Atletas do ciclismo rondoniense representam o estado na Copa Norte Nordeste em Boa Vista, RR, que será realizada nos dias 18, 19 e 20 de novembro. Cinco estão inscritos e já confirmaram presença na briga pelo pódio já que Rondônia não conquista um título na Copa Norte Nordeste há 18 anos.

O atleta de Ariquemes, Alaerte Kottiwtis, conhecido como Polaco, foi o último rondoniense a conquistar o troféu da copa em 1998, e em 2016 volta a competir com promessa de nova conquista. Treinando mais de 400 km por semana, o atleta conta sobre o preparo para as corridas.

– Tenho o título como último campeão de Rondônia na Copa Norte Nordeste, e para 2016 vou competir para novamente honrar nosso estado com essa vitória. Temos nos preparado muito, desta vez irei competir no individual, mas a motivação do grupo que vai é revigorante.

Além de Alaerte, os atletas Clenilde Duarte de Lima, a Nil, Euclicio Pacheco da Silva, Cesar Forero Salomão e José Diones Alves Bernardino também participam.

Alaerte Kottiwtis, representante de Rondônia na Copa Norte Nordeste, categoria master B (Foto: Alaerte Kottiwtis/ arquivo pessoal )
Alaerte Kottiwtis, representante de Rondônia na Copa Norte Nordeste, categoria master B (Foto: Alaerte Kottiwtis/ arquivo pessoal )

José Diones, comenta que a expectativas são boas, apesar da competitividade das provas.

– Estaremos competindo com os melhores das regiões norte e nordeste, mas isso não nos intimida, os treinos são intensos e nossa vontade é trazer para Rondônia um título. Nosso principal foco é contribuir com nosso estado em eventos como este.

José competirá na categoria elite, a mesma que o rondoniense Cesar Salomão. Os níveis de corrida serão variados e divididos por categorias. Cesar define o evento como desafiador.

– O nível é bem diferente, mas estou com foco na prova mais rápida que é a contra o relógio. Corro na elite e como a equipe vai só com dois nesta categoria, fica complicado os resultados , mas o treinamento está em dia, quem sabe acontece uma surpresa – comenta Cesar.

Na categoria master 2, o ciclista Euclício treina em média 600 km por semana, e afirma que a satisfação de representar o estado é grande.

– Estamos no maior evento de ciclismo de nossa região, e pretendo voltar com um grande presente para nosso ciclismo, sabemos da grau de dificuldade, mas isso não nos amedronta.

Atletas representam Rondônia na Copa Norte Nordeste (Foto: Divulgação)
Atletas representam Rondônia na Copa Norte Nordeste (Foto: Divulgação)

Clenilde Duarte de Lima, conhecida como Nil, é a única mulher do grupo e competirá na categoria elite feminino. Treinando 400 km por semana, Nil está confiante para as provas da copa.

– Irei competir com mulheres de 18 a 29 anos. Por não ter a categoria master feminino, estou com 45 anos, isso pode ser uma desvantagem, mas estou preparada e bem focada, e lutarei para voltar com o título.

Os atletas viajam na semana da competição. Para o presidente da Federação de Ciclismo de Rondônia, Wala Costa, a participação dos atletas em um evento como a copa é crucial para o crescimento do esporte no estado.

– Essa competição visa fomentar o crescimento do ciclismo na região, e nossos atletas irão competir com ciclistas de alto nível, o que nos mostra o preparo e a qualidade do esporte em Rondônia.

G1/RO

comente

COMPARTILHAR