Chef ouro-pretense vai representar a região norte em festival de gastronomia em Sergipe

0
????????????????????????????????????

Acontece no período de 29, 30 de abril e 01 de Maio a 3ª Edição do renomado Festival Gastrotinga, evento este que é realizado na cidade de Canindé do São Francisco, estado de Sergipe e reuni chefs renomados da culinária. O festival foi idealizado pelo chef Timóteo Domingos, que é conhecido pelas suas receitas testadas e aprovadas por grande nomes do cenário artístico e cultural do Brasil e do exterior e para o orgulho do Estado de Rondônia a ouro-pretense Melissa de Almeida, foi escolhida para representá-la a região norte do país com os pratos: Pirarucu ao molho de chocolate, acompanhado com arroz e farofa de castanha) e de sobremesa Petit Gateau de cacau com sorvete de cupuaçu e rapadura de cacau.

Piracau prato criado pela chef Melissa Almeida servido diariamente na Fazendinha.
Piracau prato criado pela chef Melissa Almeida servido diariamente na Fazendinha.

A chef Melissa Almeida que é formada na área de gastronomia está tendo o apoio do presidente do Sistema Fecomércio (Sesc-Senac-IFPE), Raniery Araujo Coelho, que forneceu as passagens aéreas , seus pais que são os proprietários do Restaurante a Fazendinha, localizado na BR 364, sentido Ouro Preto/Ji-Paraná local onde a chef é a responsável pelos pratos e sobremesas, Maria Geralda e amigos.

“É com muita alegria que eu aceito o convite do meu amigo chef Timóteo Domingos para participar do festival gastrotinga em Canindé, Sergipe. Levarei comigo todo o amor que eu tenho por esse Estado, divulgando as nossas belezas naturais e a nova Cultura culinária da nossa região. Ser escolhida em meio de tantos para representar o meu Norte é motivo de alegria e satisfação de que tudo que eu venho desenvolvendo não é em vão. Rondônia é um Estado lindo, cheio de encantos que agora chefs do Brasil inteiro, conhecerão, através das minhas criações e o dos meus sonhos, Rondônia será conhecida pela abundância de ingredientes e sabores únicos. O que eu tenho a dizer a todo mundo que embarcou comigo, a meu amigo pelo convite, Maria Geralda Pereira pelo apoio, e a todo mundo que me incentiva é Gratidão!! O Norte vai brilhar!!!”, disse em tom de otimismo a chef Melissa Almeida.

Festival Gastrotinga fique por dentro

Timóteo Domingos é um alagoano da cidade de Santana do Ipanema apaixonado por gastronomia. Com o objetivo de mostrar a cultura gastronômica do sertão através da culinária, Timóteo criou o projeto Gastrotinga. Cactos, fruto do mandacaru, umbu, algaroba, mororó, ouricuri entre outros alimentos típicos do sertão são à base dos seus pratos que encantam e deixam as pessoas curiosas, por esse motivo Timóteo Domingos já foi convidado para participar de programas como: Programa da Sabrina, Domingos Espetacular, Hoje Em Dia entre outros.

O sucesso das suas aparições em redes de televisão resultaram em mais um projeto do jovem chef do sertão, o Festival Gastrotinga, evento que já está em sua 3ª edição e acontece na cidade de Canindé do São Francisco. Com a presença confirmada de chefs renomados, o evento acontecerá este ano nos dias 29, 30 de abril e 01 de Maio e contará com oficinas, mini cursos, palestras, tour pela caatinga para conhecer o bioma da região e feira de artesanato. O evento já é considerado o mais importante no calendário gastronômico do sertão e é uma ótima oportunidade para aliar conhecimento, cultura e muito sabor.

“Em tempos de crise cultural e até mesmo financeira o Festival Gastrotinga é uma ótima oportunidade para resgatar muito da cultura nordestina além de poder utilizar muitos alimentos que são desprezados aliando sustentabilidade e sabor”, falou o chef do sertão Timóteo Domingos.

Sobre Timóteo Domingos

Começou a se aventurar na cozinha aos sete anos de idade, vendo sua vó preparar cocadas, bolos, broas e muito mais. Desde já sentiu uma atração imensurável pelo ato de cozinhar, mas ao mesmo tempo tinha que trabalhar na roça para ajudar os pais. Isso despertou dentro dele a paixão pelo bioma caatinga, fauna e flora. Aos dez anos de idade, já tinha dezenas de receitas autorais, no entanto não possuía recursos financeiros para testar suas criações. Foi quando começou a vender cocadas e bolos na escola onde estudava, o lucro usava para testar suas criações com os ingredientes da caatinga.

Aos 17 anos, com cerca de 100 receitas criadas participou e venceu por unanimidade dois concursos gastronômicos realizados no estado de Sergipe, Festival do quiabo e Festival da goiaba. Suas criações foram: Lasanha de quiabo e brigadeiro de goiaba com recheio de umbu e mandacaru. Entre 2014 e 2015, trabalhou como cozinheiro no Restaurante de comida natural “Manga Verde” em Maceió-AL, durante um ano e dois meses. Logo após, apresentou durante dois meses seu cardápio autoral “GASTROTINGA”, no restaurante Cariri em Aracaju, SE. Hoje, aos 19 anos está formando-se em gastronomia na Universidade Tiradentes – SE. É idealizador e organizador do Festival de Cultura e Gastronomia “gastrotinga”. E fundador do conceito GASTROTINGA.

Melissa2

Fonte: Alexandre Araujo com informações do clik sergipe

 

comente

COMPARTILHAR