Atleta de RO comanda time de tênis de mesa de Mogi das Cruzes, em SP

0
Afonso Guedes, atleta de Porto Velho (Foto: Jheniffer Núbia)

O atleta de tênis de mesa Afonso Guedes, se prepara para o campeonato dos Jogos Regionais de São Paulo, que acontece do dia 13 a 21 de setembro em São Bernardo. Após passar a primeira fase da competição, que aconteceu no primeiro semestre do ano, Guedes viaja novamente para representar a cidade de Mogi das Cruzes, SP, como capitão da equipe, no Paulista que reunirá mais de 110 atletas da modalidade.

Afonso Guedes, atleta de Porto Velho (Foto: Jheniffer Núbia)
Afonso Guedes, atleta de Porto Velho (Foto: Jheniffer Núbia)

Depois de participar de um torneio em Manaus (AM) em 2014, Afonso recebeu o convite do técnico do time de Mogi das Cruzes para fazer parte da equipe. Logo depois de sua estreia, o rondoniense se tornou capitão do time paulista.

– Logo quando eu voltei da China participei de um torneio em Manaus, o técnico do time de Mogi das Cruzes me viu jogando e fez uma proposta simples para participar como reserva. Logo no primeiro jogo, o principal atleta não conseguiu jogar por conta do nervosismo e aí entrei. Desde que estreei já me tornei capitão. É uma realização muito grande de ser o capitão da equipe ainda mais tendo os melhores de várias regiões do Brasil. Mesmo eu sendo do lugar mais excluído do país, como é Rondônia, quando chego lá sou muito respeitado e reconhecido – explica.

O que começou com uma competição na escola, hoje é a profissão do jogador e presidente da Federação Rondoniense de Tênis de Mesa, Afonso Guedes. O atleta que é filiando a liga Paulista do esporte e conta como conheceu e se apaixonou pelo tênis de mesa.

– Tinha um amigo meu na escola que jogava tênis de mesa e ele me falou que treinava, e só para ganhar dele eu comecei a treinar também. Hoje ele não joga mais, no entanto eu fui abandonando outros esportes que eu praticava para me dedicar somente a esse – fala.

Afonso é formado em engenharia civil, mas abandou a profissão para iniciar o curso de Educação Física e se dedicar ao esporte e aos mais de 20 alunos.

– Trabalhei como engenheiro civil e larguei tudo para voltar a treinar. Agora estou concluindo o curso de Educação Física, já tenho vários cursos de técnico na área e dou aulas que são divididas durante o dia para vários alunos, mas sempre dividindo entre as aulas e meu treinos -comenta.

Referência para os alunos, Guedes explica que é preciso dedicação e com os diversos convites de ir para o Japão pretende levar os aprendizes para algumas competições.

– Sempre falo para os meus alunos que é difícil hoje ter um professor que ainda é atleta e continue sendo inspiração para eles. Mas eles têm essa oportunidade e principalmente de se tornarem os melhores. Cabe a eles traçarem esse caminho e seguir em busca do sonho – comenta.

Afonso e alguns dos seus alunos (Foto: Jheniffer Núbia)
Afonso e alguns dos seus alunos (Foto: Jheniffer Núbia)

Fonte: GloboEsporte

comente

COMPARTILHAR